Prioridades:
O novo Corpo Europeu de Solidariedade apoia as grandes prioridades políticas da UE, ajudando as organizações e os jovens a enfrentá-las. Destacam-se, em especial, quatro vertentes:
- Promover a inclusão e da diversidade;
- Reforçar os projetos para serem «mais ecológicos» e incentivar comportamentos ambientalmente sustentáveis e responsáveis entre os participantes e as organizações participantes;
- Apoiar a transição digital através de projetos e atividades que promovam as competências digitais, promovam a literacia digital e desenvolvam a compreensão dos riscos e oportunidades da tecnologia digital;
- Promover a participação dos jovens nos processos democráticos e a participação cívica.
Para além destes quatro domínios de intervenção, o programa poderá ir acrescentando anualmente prioridades necessárias para abordar as questões prementes, como a saúde, este ano.
Participação:
Para participarem no Corpo Europeu de Solidariedade, as organizações devem obter um selo de qualidade que certifique que realizam atividades de solidariedade de elevada qualidade, em conformidade com os princípios, objetivos e requisitos do programa. Qualquer organismo público ou privado pode candidatar-se a financiamento, com a ajuda das agências nacionais do Corpo Europeu de Solidariedade sediadas em todos os Estados-Membros da UE e países terceiros associados ao programa — Islândia, Listenstaine, Turquia e República da Macedónia do Norte. Além disso, grupos de jovens inscritos no Portal do Corpo Europeu de Solidariedade podem candidatar-se diretamente ao financiamento de projetos de solidariedade que desenvolvam e dirijam.
Candidaturas à Agência Nacional 2022:
Os prazos para apresentação de candidaturas especificados abaixo terminam às 12h00 (meio-dia), hora de Bruxelas.
Projetos de voluntariado: Round 1/2022 - 23 de fevereiro; Round 2/2022 (facultativo) 04 de outubro;
Projetos de solidariedade:
Round 1/2022 - 23 de fevereiro;
Round adicional de apoio à Ucrânia - 4 de maio;
Round 2/2022 - 04 de outubro;
Candidaturas à Agência de Execução, em Bruxelas:
Os prazos para apresentação de candidaturas especificados abaixo terminam às 17h00 (meio-dia), hora de Bruxelas.
Equipas de voluntariado em áreas de elevada prioridade: 06 de abril de 2022.
Voluntariado no âmbito do Corpo para a Ajuda Humanitária: 03 de maio de 2022.
Os projetos de voluntariado oferecem aos jovens oportunidades para participarem em atividades de solidariedade e ajudarem a dar resposta às necessidades identificadas nas comunidades locais. O voluntariado pode ser realizado num país diferente do país de residência do participante (nível transfronteiriço) ou no país de residência do participante (nível nacional). Os jovens podem fazer voluntariado a título individual ou em equipa e as atividades podem durar 12 meses.
O selo de qualidade é um processo que certifica que uma organização está disposta e apta a realizar atividades de solidariedade de elevada qualidade, em conformidade com os princípios, objetivos e normas de qualidade do Corpo Europeu de Solidariedade. A obtenção do selo de qualidade é uma condição prévia para a participação em atividades de voluntariado.
Um projeto de solidariedade é uma atividade de solidariedade não lucrativa iniciada, desenvolvida e realizada pelos próprios jovens durante dois a 12 meses. Os projetos de solidariedade devem abordar os principais desafios no seio das comunidades.
Guia oficial e documentos de apoio: |