A Comissão Europeia lançou o convite à apresentação de candidaturas para o Corpo Europeu de Solidariedade 2026, assinalando um duplo aniversário: 30 anos de voluntariado na UE e 10 anos do Corpo Europeu de Solidariedade. Com um orçamento aumentado que atingirá, em 2026, pela primeira vez, 175,3 milhões de euros, o programa continuará a capacitar milhares de jovens para se envolverem em ações de solidariedade em toda a Europa e além dela.
Desde a sua criação em 2016, o Corpo Europeu de Solidariedade ofereceu oportunidades que mudaram a vida de mais de 150 000 jovens através de mais de 22 000 projetos de solidariedade, ajuda humanitária e cooperação para o desenvolvimento, e reforçou a capacitação das comunidades locais. O programa de 2026 baseia-se nestas conquistas e continuará a financiar projetos que visam contribuir para a inclusão e a diversidade, a sustentabilidade ambiental, a transformação digital e a participação democrática, as quatro prioridades transversais que orientam o programa ao longo do período 2021-2027.
Uma forte ênfase na solidariedade no novo mandato da Comissão
Em 2026, o Corpo Europeu de Solidariedade continuará a apoiar atividades de voluntariado, projetos de solidariedade, ações de networking e medidas de qualidade e apoio, incluindo ciclos de formação e avaliação, ferramentas informáticas e mecanismos de rótulo de qualidade para as organizações participantes.
A ação centralizada «Equipas de voluntariado em áreas de alta prioridade» abordará três prioridades políticas anuais:
• Melhorar a preparação e a assistência às pessoas afetadas por conflitos armados ou catástrofes naturais, contribuindo para a nova Estratégia da União em matéria de preparação.
• Promover experiências de aprendizagem positivas e melhorar as competências básicas dos jovens com menos oportunidades, em consonância com a agenda da União das Competências.
• Promover a equidade e a solidariedade intergeracionais, assegurando o diálogo e a cooperação entre gerações e combatendo a discriminação com base na idade.
Estas prioridades refletem vários objetivos apresentados nas orientações políticas da Comissão para 2024-2029 e reafirmam o papel do Corpo como catalisador da inclusão, resiliência e empatia numa Europa em constante mudança.
Uma procura crescente de solidariedade
Na sequência de uma taxa de absorção orçamental de 100 % desde o início do programa, a procura de oportunidades de voluntariado continua a exceder o financiamento disponível, com apenas um em cada dez jovens registados atualmente a poder participar. O aumento do orçamento (mais 5,6 % em relação a 2025) visa alargar o acesso e garantir oportunidades equitativas em todas as regiões dos Estados-Membros e países associados.
O Programa de Trabalho para 2026 mantém também o seu alcance global através do voluntariado na ajuda humanitária, com um aumento de 17,7 % nos fundos em comparação com 2025.
Nota: Todos os prazos para apresentação de candidaturas especificados abaixo estão fixados à hora de Bruxelas.
SELO DE QUALIDADE | em permanência (ou seja, em qualquer momento)
O Selo de Qualidade é um processo que certifica que uma organização é capaz e está disposta a realizar atividades de solidariedade de elevada qualidade em conformidade com os princípios, os objetivos e as normas de qualidade do Corpo Europeu de Solidariedade. A obtenção de um Selo de Qualidade constitui um pré-requisito para a participação em atividades de voluntariado.
As candidaturas são apresentadas na Agência Nacional do país em que a organização candidata está estabelecida.
As organizações líderes que queiram solicitar subvenções na primeira ronda devem candidatar-se ao Selo de Qualidade até 29 de outubro do ano anterior.
Mais informações sobre o Selo de Qualidade aqui
AÇÃO/ATIVIDADE |
Prazos para apresentação das candidaturas |
|
|
|
______ |
|
|
|
Guia oficial e documentos de apoio: |
Formulários de candidaturaVer mais |