Corpo Europeu de Solidariedade apresentado em Braga

09-10-2018 · Novidades

site.jpg

 

A Agência Erasmus+ Juventude em Ação acaba de apresentar o “Corpo Europeu de Solidariedade”, programa lançado pela União Europeia e que se dirige a jovens entre os 18 e os 30 anos, permitindo a realização de projetos de voluntariado, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e de comunidades de toda a Europa. O programa – cuja implementação, a nível nacional, está a cargo da Agência Erasmus + Juventude em Ação – conta com um orçamento de 376 milhões de euros (para o período 2018-2020), que serão investidos na promoção do espírito de solidariedade dos jovens, permitindo que adquiram experiência no terreno.

Todos os jovens que pretendam, agora, desenvolver atividades relacionadas com a proteção do ambiente, educação, receção e integração de refugiados ou com a prevenção, preparação e recuperação em caso de catástrofes naturais poderão candidatar-se a este novo programa. Os jovens participantes – que poderão formar grupos de pelo menos cinco participantes e criar e gerir as suas próprias atividades de solidariedade – terão, assim, as despesas de viagem e seguro, alimentação e alojamento, suportadas pelo Programa, bem como uma verba para usarem durante todo o período da sua atividade.

Refira-se, ainda, que este programa prevê o financiamento de ações de voluntariado e, ainda, o apoio à realização de estágios e de empregos nestas áreas, sendo que, no campo do voluntariado, possibilita que um grupo de participantes de diferentes países se junte e possa trabalhar em conjunto. O regulamento acordado entre o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu (Estados-membros) determina que 90 por cento do apoio financeiro será consagrado às colocações em ações de voluntariado e 10 por cento em estágios e empregos que ajudem jovens dos 18 aos 30 anos a adquirir competências e conhecimentos para o futuro.

 

Programa promove a solidariedade na sua forma mais ampla

Para Luís Alves, diretor da Agência Erasmus + Juventude em Ação, “é um privilégio ser responsável pela implementação de um programa tão importante, que vem comprovar o papel e a posição diferenciadora que a Agência assume no panorama nacional”. “Graças a esta iniciativa, conseguiremos chegar a mais jovens, promover projetos de mobilidade – pensados por jovens portugueses, que serão desenvolvidos em território nacional e outros – e, mais importante do que tudo, conseguiremos apoiar projetos que colocarão verdadeiramente em prática a solidariedade na sua forma mais ampla”, conclui o responsável.

Os jovens portugueses já se podem inscrever na plataforma do Corpo Europeu de Solidariedade, através do Portal Europeu de Juventude, sendo que a data limite de candidaturas para 2018 é 16 de outubro. Refira-se, ainda, que são quase 5 mil os jovens nacionais que já se inscreveram no Corpo Europeu de Solidariedade, resultados que colocam Portugal no top cinco das nacionalidades com mais inscrições, depois de Espanha, Itália, França e Alemanha.


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.