A Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade é a estrutura de missão, em Portugal, responsável pela gestão, promoção e acompanhamento dos programas Erasmus+, nos domínios da juventude e do desporto, e Corpo Europeu de Solidariedade.
No cumprimento da sua missão, a Agência Nacional, no âmbito do programa Corpo Europeu de Solidariedade (CES), reconhece anualmente organizações e instituições cujo contributo tem um impacto significativo nos objetivos do programa.
Assim, a Agência Nacional promove os Prémios Boas Práticas do Corpo Europeu de Solidariedade, que visam reconhecer as melhores práticas nas duas ações do programa: “Projetos de Voluntariado” e “Projetos de Solidariedade”.
Este reconhecimento tem como finalidade destacar organizações e instituições que, alinhadas com as prioridades do programa, desempenham um papel fundamental na promoção de boas práticas e no incentivo a transformações positivas em várias dimensões da sociedade.
Projetos de Voluntariado |
Projetos de solidariedade |
|
|
As candidaturas estão abertas para quatro prémios Boas Práticas na ação “Projetos de Voluntariado”, distribuídos por quatro categorias alinhadas com as prioridades do programa:
A apresentação das candidaturas é realizada mediante preenchimento do formulário online disponibilizado pela Agência Nacional, que consiste na contextualização de um projeto/atividade que, no entendimento dos candidatos, seja uma boa prática nas categorias disponíveis.
A seleção dos Projetos Boas Práticas nas diferentes categorias será apurada com recurso a um júri plural e diversificado composto por entidades convidadas pela Agência Nacional.
As candidaturas devem ser submetidas até às 23h59 (GMT) do dia 2 de novembro de 2025.
A Cerimónia de Entrega de Prémios de Boas Práticas do Corpo Europeu de Solidariedade terá lugar no dia 5 de dezembro, inserida na comemoração do Dia Internacional do Voluntariado.