
A Educação não Formal (ENF) continua a demonstrar uma notável capacidade de se reinventar e de gerar respostas inovadoras em tempos de mudança e de desafios sociais. A mais recente edição da Blink – A Revista da Educação não Formal, publicada pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, dá voz a essa força transformadora.
Nesta edição da Blink, Glenn Micallef, Comissário Europeu da Justiça Intergeracional, Juventude, Cultura e Desporto, é o grande entrevistado pelo Diretor da Revista, Luís Alves, numa partilha inspiradora sobre a ENF, que descreve como o “ingrediente secreto” — um espaço onde aprendizagem, participação e coesão europeia se cruzam e reforçam mutuamente, do coração da Ucrânia ao futuro do projeto europeu.
A Blink percorre ainda experiências e geografias onde a Educação não Formal está a transformar comunidades e a abrir novos caminhos de inclusão, criatividade e cidadania ativa. Da Suécia, com os seus centros comunitários e escolas inovadoras, a Portugal, onde projetos educativos promovem o pensamento crítico e a desconstrução de narrativas enganosas, a revista destaca o papel vital da ENF no fortalecimento democrático e no desenvolvimento de competências essenciais.
Esta edição da Blink inclui também diversos artigos e reportagens que refletem sobre o papel determinante da Educação não Formal enquanto ferramenta capaz de transformar vidas, comunidades e até políticas públicas.
A Blink - A Revista da Educação não Formal é um projeto editorial da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade que mais do que um repositório de histórias, afirma-se como uma referência de partilha, reflexão e reconhecimento da Educação Não Formal — uma força que inspira mudança e reforça os valores europeus de cidadania, solidariedade e participação.
A versão digital da publicação já se encontra disponível no site da Agência Nacional, em português, e brevemente também em inglês.