Roadshow: Eleições Europeias 2024

15-03-2024 · Novidades

banner-site.jpg

 

A Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade tem usado, enquanto ferramenta para a promoção de oportunidades europeias e sensibilização dos jovens para a cidadania ativa, o Roadshow. Este é um espaço informativo, que percorre todo o país, promovendo ações descentralizadas e inclusivas através de dinâmicas de Educação Não Formal e conteúdos lúdico-pedagógicos.

Em 2024, o Roadshow da Agência Nacional será dedicado às Eleições Europeias, visando a disseminação de informação útil aos jovens e apelando à ação e consciencialização para a importância de fazer ouvir a sua voz e votar. O roteiro vai percorrer os 18 distritos de Portugal Continental e as Regiões Autónomas, em formato adaptado, de 20 de março a 19 de abril, aliando-se assim às celebrações da Semana Europeia da Juventude.

Este é um espaço equipado com diversos materiais informativos, como painéis, dinâmicas digitais e dinâmicas de Educação Não Formal, transversal e acessível a todos que procuram um maior esclarecimento acerca das oportunidades europeias e aprofundar o seu conhecimento acerca da União Europeia e dos seus valores.

A operacionalização do Roadshow: Eleições Europeias 2024 nasce da ambição de dar continuidade ao propósito da Conferência “Democracia: Juventude em Ação”, com o âmbito de colocar a juventude no centro do debate sobre a participação cívica em Portugal e na Europa.

A promoção de sessões informativas assenta, em grande medida, na Rede Eurodesk, coordenada, em Portugal, pela Agência Nacional. Com um alcance nacional, a Rede Eurodesk Portugal consiste num conjunto de organizações multiplicadoras que prestam serviços de informação, divulgação, comunicação e promoção das oportunidades de mobilidade e participação no âmbito dos programas europeus destinados à juventude. Esta é uma Rede diversa e multidisciplinar composta por autarquias, organizações não governamentais, associações juvenis, entre outras ao serviço da juventude em Portugal.

O Roadshow: Eleições Europeias 2024 é também uma conclusão da sessão “Organizações não governamentais e a participação dos jovens”, realizada na Conferência “Democracia: Juventude em Ação” com o propósito de criar uma rede de ONG centradas na participação dos jovens. Este será também uma oportunidade para ativar esta rede que reuniu 212 organizações na Fundação Calouste Gulbenkian.

O lançamento do Roadshow: Eleições Europeias 2024 vai decorrer no dia 20 março, na Praça General Silveira em Chaves.

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.