Prémios Boas Práticas Corpo Europeu de Solidariedade

06-10-2023 · Novidades

banner.jpg

 

Os prémios Boas Práticas do Corpo Europeu de Solidariedade estão de volta!

 

Todos os anos, no cumprimento da estratégia de disseminação da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade no âmbito do programa CES,  são selecionadas Boas Práticas que permitam o reconhecimento das organizações por realizações ou contribuições significativas para os objetivos do programa. Este reconhecimento abrange as ações do programa, nomeadamente os Projetos de Voluntariado e os Projetos de Solidariedade e as Equipas de Voluntariado. 

Os Prémios Boas Práticas do Corpo Europeu de Solidariedade visam dar destaque a entidades, que em conformidade com as prioridades do programa, desempenham um papel importante na promoção da excelência e na inspiração de mudanças positivas em diversas esferas da sociedade.

Em 2023, o processo de seleção das entidades vai funcionar em dois modelos distintos sendo eles:

 

Projetos de Voluntariado e
Equipas de Voluntariado

 

Projetos de Solidariedade

  • Modelo de candidatura onde todas as entidades com Selo de Qualidade vão poder candidatar as suas atividades decorridas, ou a decorrer, em 2023 em  quatro categorias: 
    • Inclusão e diversidade;
    • Transformação digital;
    • Proteção do ambiente, desenvolvimento sustentável e ação climática;
    • Participação na vida democrática.
 
  • Modelo de seleção através das pontuações do projeto, dividido em duas categorias, nomeadamente Prémio Boa Prática e Prémio Projeto Inspirador para projetos que obtiveram à data do relatório final ou candidatura a melhor pontuação, respetivamente.
     

Convite à apresentação de candidaturas

 

Assim, a Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, lança o convite à apresentação de candidaturas para os Prémios Boas Práticas do Corpo Europeu de Solidariedade a todas as entidades com Selo de Qualidade e atividades nas ações de Projetos de Voluntariado e Equipas de Voluntariado. 

A apresentação das candidaturas é realizada mediante preenchimento do formulário disponibilizado pela Agência Nacional, que consiste na contextualização da atividade que, no entendimento dos candidatos, relevem para a atribuição do Prémio de Boa Prática na respetiva categoria.

A seleção dos premiados será apurada com recurso a um júri plural e diversificado composto por entidades convidadas pela Agência Nacional, designadamente a Fundação Calouste Gulbenkian, a Representação do Parlamento Europeu em Portugal a Representação da Comissão Europeia em Portugal e o Observatório Permanente da Juventude.

O juri fará a apreciação e classificação das candidaturas apresentadas de acordo com os critérios de seleção definidos no regulamento. 

As candidaturas devem ser apresentadas até às 23:59H do dia 5 de novembro de 2023.

 

REGULAMENTO

INICIAR CANDIDATURA

 


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.