São cerca de 170 voluntários de dezenas de nacionalidades diferentes que se reunirão on-line para participar na formação à chegada e na avaliação intermédia dos seus projetos de voluntariado ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade.
Um pouco por todo o país, jovens voluntários de toda a Europa estão a viver o seu período de confinamento devido às consequências da COVID-19.
E se para a população portuguesa este é um tempo muito difícil, para jovens que ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade decidiram realizar uma temporada de voluntariado, estágio ou emprego no nosso país, este é um cenário ainda mais desafiante.
São jovens longe do seu ambiente natural, das suas famílias, num país com uma língua diferente e numa organização à qual chegaram há pouco tempo.
Foi neste contexto que a Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação preparou e desenvolve um ciclo de formação on-line, que permite juntar na mesma plataforma grupos de cerca de 30 voluntários que por vários dias desenvolvem atividades, conhecem outros voluntários, tiram dúvidas e aprendem mais sobre o Programa, os seus direitos e deveres, Portugal, a sua história, os seus usos e costumes e outras curiosidades.
Suportados por uma equipa internacional de facilitadores com experiência nesta tipologia de formação, e com um programa e um modelo de formação totalmente adaptado ao ambiente online, as duas primeiras edições contam com 60 participantes e iniciaram nos dias 28 e 29 de abril.
Desta forma, é possível garantir, ainda que de forma ajustada à realidade deste tempo, a segurança dos participantes, o seu direito à formação, a interação com voluntários e organizações, bem como a sua capacitação para potenciar os resultados dos seus projetos em tempos de pandemia.
Novas edições de formação on-line estão previstas para decorrer durante o mês de maio.
O Corpo Europeu de Solidariedade é a nova iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens, dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa.
Em Portugal é a Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação que tem responsabilidades na sua gestão, bem como na realização dos ciclos de formação para voluntários.